quinta-feira, 30 de agosto de 2018

PADRE JOSÉ GERALDO: NADA DE ESPERAR! O CERTO É ESPERANÇAR!

Queridos Leitores deste respeitoso Blog
O desejo do ser humano é ser feliz! Mesmo diante dos acontecimentos trágicos que estamos presenciando, vamos observando que parece que estamos soltos no mundo com uma perda de sentido intensa. Temos muitas pessoas que damos o nome de “almas penadas”, nunca morreram, mas andam vagando sem perspectivas, sem sonhos, sem projetos, sem aspirações! Sem esperança!
Bom é quando damos conta dessa situação, e tomamos conhecimento de que ‘Meu Mundo Caiu” - Maysa, é que podemos ir costurando o coração rasgado de decepções e desespero com a agulha chamada ESPERANÇA e com a linha chamada Recomeço.
Meu sonho é que os homens pudessem criar uma vacina contra o desânimo, o desinteresse e contra a indiferença. Que pena! Mesmo nesta época que a denomino de HOMO “d”EUS, apesar das grandes tecnologias em que se pretende matar a morte..., a ponto de se criar a felicidade artificial, vejo matar a esperança todos os dias.
E é com a Esperança que vou...! Sei que para alguns estou sendo utópico, mas não..., porque não vejo esperança no campo apenas da espera. A vejo como verbo ESPERANÇAR: vou junto buscar...,lutar...,contribuir. Tem muita gente na zona da espera (conforto) do imobilismo. Nesse sentido,  temos que ser Promotores desse verbo. Eu não fico esperando um mundo melhor, eu contribuo na construção de um mundo melhor.
O maior registro analítico da perda da Esperança é o esfriamento nessas eleições (2018) para presidente. Aqui pouco me importa em que você vota! Voto é questão de consciência! Gosto muito de uma frase de Confúcio que é fantástica: “Se queres prever o futuro, estuda o passado.” Percebo um esfriamento nas discussões para o enfrentamento das injustiças sociais, outros sem forças lavando as mãos como Pilatos e na sombra da morte do próprio “eu” esperando o que deve acontecer.
Gosto muito de uma das frases atribuídas a Platão: “Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”.
Com a PERDA da Esperança, só estamos vendo mazelas, nossos corações estão petrificando nos sentimentos, nossos sentimentos vão enfraquecendo em nossas famílias e atingidos pelo medo, pela insegurança, pela incerteza vamos nos cobrindo com as cinzas do desespero e entregando o futuro a própria sorte.
Existe na mitologia grega a presença de uma figura interessante: uma ave chamada fênix, que quando morria entrava em autocombustão e passado algum tempo renascia das próprias cinzas. A fênix, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperança e a continuidade da vida após a morte.
A minha Fenix se chama ESPERANÇA, jamais podemos fixar nossos olhos nas tragédias, nas misérias, nas desgraças, precisamos renascer todos os dias...
Alguns historiadores diziam que o que levava a Fenix renascer das cinzas, era o desejo que ela tinha pela vida e pelo belo. Sei que diante da conjuntura atual em seus mais variados aspectos, se faz necessário um novo olhar e se não der certo, faz-se necessário usar um óculos chamado ESPERANÇA. “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). Como padre que não segue uma ilusão popular em que tudo se explica, é essa esperança que nos ajuda a sermos pessoas acontecendo.
É com Esperança que não teremos medo de rever as próprias posições e mudar no que deve ser mudado.
Desejo a você que a esperança cresça cada vez mais em sua vida, ajudando a desconstruir incompreensões e ilusões. Que faça caminhar com o brilho no olhar tirando sempre um bem, uma resposta positiva daquilo que não nos é tão agradável.
Veja que quando esperamos é sempre POR ALGO MELHOR. Jamais podemos perder a Esperança... sei que ninguém vive só de palavras, até porque surgem doutores em argumentações, mas como dizia Nietsche:” As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.” só os que a experimentam a Esperança serão capazes de transcender. Feliz Aristóteles quando se reportou a esperança como o sonho do homem acordado.
Lembrei-me das palavras sábias de Ariano Suassuna: O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso. Por oportuno, agradeço a você por me acompanhar na esperança e valho-me das palavras de augusto dos Anjos para continuar com VOCÊ ESPERANÇANDO POR AI...:“A Esperança não murcha, ela não cansa, Também como ela não sucumbe a Crença, Vão-se sonhos nas asas da Descrença, Voltam sonhos nas asas da Esperança.”
Padre José Geraldo Teófilo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário