Celebração que temos o orgulho de ter sido iniciada no Brasil, em 1999, e que a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
O meu objetivo enquanto Fonoaudiólogo há 16 anos atuando aqui em pedreiras e região, neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.
A celebração do "Dia Mundial da Voz" é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.
Slogan deste ano: Seja Amigo da sua Voz!".
Ao longo desses anos que venho trabalhando aqui em Pedreiras, afirmo com toda certeza que 60% dos pacientes que buscam ajuda ou intervenção fonoaudiológica, são pacientes com algum distúrbio vocal, em especial a classe de professores e educadores e aqueles que utilizam a voz como instrumento de trabalho, tais como: cantores, vendedores, locutores etc..
Através deste veículo de comunicação deixo aqui algumas informações para que o indivíduo seja realmente amigo de sua voz:
Fale sem esforço e articule bem as palavras;
Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar;
Beba 2 litros de água diariamente;
Durma bem;
Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas;
Use vestuário confortável;
Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;
Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos;
Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas;
Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate antes de utilizar a voz continuamente;
Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas;
Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente;
Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão;
No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.
Marcos Aurélio Abreu Lima
Fonoaudiólogo
CRFª 8215-MA
ATENDENDO NO AMBULATÓRIO SANTO ANTONIO E CLÍNICA LEÃO XIII
Nenhum comentário:
Postar um comentário