segunda-feira, 25 de novembro de 2019

PEDREIRAS: PROCISSÃO E ENCERAMENTO DO FESTEJO DE SÃO BENEDITO OCASIONOU UMA GRANDE PROPORÇÃO DE FIÉIS.



        Seguir uma Procissão é sempre um momento de muita fé. Foi assim que milhares de devotos participaram desse momento religioso, que se repete a 80 anos em Pedreiras. Mesmo sendo um percurso diferenciado, isso não intimida quem foi pra prestigiar esse grande momento. São famílias inteiras que se juntam a outras e o resultado é sempre o mais bonito e belo, tudo em nome de Deus, e como referência, o Santo Negro, São Benedito, que foi um exemplo de bondade e muita simplicidade, quem conhece a história sabe do que estamos falando.
Carregar um andor com a imagem de São Benedito é visto não como esforço, mas como satisfação, apesar do peso, que segundo um dos carregadores, conhecido como Fósforo Pinheiro, toda estrutura chega a pesar quase trezentos quilos, impossível um grupo carregar sozinho o andor durante o momento da procissão, por isso, o reversamento é essencial.
Assim como nas grandes manifestações religiosas, os grupos são destaques, isso inclui homens, mulheres, jovens, crianças e idosos, tudo em nome da fé.
Por onde passou a imensa multidão de fiéis, era impossível não se emocionar. Imagem viva de São Bendito, em dois momentos, vividos pelos digital influencer e blogueiro Maxs RamoM, chamou à atenção, primeiro na Rua Duque de Caxias, depois, na Avenida Rio Branco, local por onde retornou a procissão.
A Missa de encerramento, realizada em frente à Igreja do Padroeiro, novamente recebeu um grande número de fiéis, que ficam sobre a escadaria do Santuário e por todos os lados da área que acomoda o imenso público.
Dom Armando Gutiérrez e Dom Jacinto Brito se juntaram aos demais celebrantes na Missa de encerramento, momento de muita descontração, orações, cânticos e sem dúvida, de paz interior. O festejo de São Benedito é assim, surpreendente sempre.
Reitor do Santuário de São Benedito, Padre José Geraldo, definiu assim o festejo do padroeiro.

Dom Armando Gutiérrez e Padre José Geraldo
Um festejo totalmente fecundo, onde nós resgatamos nossas tradições, onde mantivemos a memória, a identidade do nosso povo de fé. O festejo, que vai além das paredes da igreja, trabalhamos todos os segmentos da sociedade na parceria com todos os pedreirenses, mas, acima de tudo, unindo forças para que a gente possa pedir um mundo de paz, um mundo de unidade e um mundo justamente coeso, por Pedreiras, pelo Maranhão e pelo Brasil. Mas acima de tudo, alimentar a fé, fortalecer os vínculos da família e religiosos.”
Dom Jacinto Brito, Arcebispo de Teresina, mas para muitos o eterno “Padre Jacinto”, novamente acompanhou toda a festividade do padroeiro de Pedreiras, São Benedito, e foi tomado pela emoção.

Dom Jacinto Brito, mais uma vez acompanhando a procissão de São Benedito.
Recordações muito profundas e muito alegres, e uma alegria maior é  por que eu vejo que, tudo continua, tudo cresce, vai melhorando a cada ano, então, isso dar na gente a certeza de que a fé do povo permanece em pé e que as sementes lançadas vão brotando, e as sementes que hoje são lançadas elas brotem também para o futuro.”
Cada ano renova-se o convite para mais um festejo vindouro do padroeiro São Bendito e, com certeza, melhor ainda!


Créditos: Blog do Sandro Vagner.



Nenhum comentário:

Postar um comentário