terça-feira, 3 de dezembro de 2019

PEDREIRAS: FINAL DE SEMANA COM MUITAS COMEMORAÇÕES E FESTIVIDADES AGITOU O MÉDIO MEARIM


A cidade de Pedreiras é inegavelmente o município com um dos maiores celeiros culturais do Maranhão, quem sabe do Brasil inteiro, com muitos artistas espalhados pelo Mundo, e mais artistas ainda no seu seio, fazendo pulsar a cultura da nossa cidade, e esse final de semana, não foi diferente, confira a seguir uma Resenha do que foi o final de semana pedreirense.

Vamos iniciar nossa nota com o sábado dia 30, onde tivemos três super eventos na cidade, que foram a Cavalgada de Benedito e a escolha da Música do Centenário da cidade, eventos que aconteceram na mesma rua (Crescêncio Raposo) e ambos muito cheios, além da palestra “Do Limão a Limonada”,  com o digital influencer Tio Chico, que trouxe uma temática que até hoje é MITO, o HIV/AIDS.

A palestra que foi produzida pelo Conselheiro Tutelar Eleito Marcelo Cruz, no auditório do Colégio Oscar Galvão, levou um grande número de pessoas, inclusive o Prefeito de Pedreiras Antônio França e o Pré-candidato a prefeito Alexandre Assaiante para assistirem ao que Tio Chico, assim que é conhecido Francisco Nicodemos, que tem um documentário e a palestra baseada em sua vida, tinha a dizer, pois sendo soro positivo consegue transmitir aos jovens, e ao público em geral, como é viver com a tão temida AIDS.



O Dia Mundial de Luta contra HIV e AIDS, é celebrado em 1º de dezembro, e antecipando a data, na noite deste sábado (30/11), foi realizada uma palestra e exibido documentário "Do limão à limonada", no auditório da escola Oscar Galvão, atividades ministradas pelo jornalista, ativista social, influencer digital e palestrante, Francisco Garcia (tio Chico). O prefeito Antônio França prestigiou o evento.


 
Trecho e imagens retirados do Blog do Sandro Vagner, saiba mais em: https://pedreirasoficial.blogspot.com/2019/12/hivaids-pedreiras-recebe-palestra-do.html

Neste ano a campanha traz como tema: "Viver com AIDS é POSSÍVEL". O jovem palestrante foi diagnosticado com AIDS, mas não fez disso um problema, e passou a fazer palestras e levar  informação às pessoas sobre a temática, principalmente através de suas redes sociais, como o Instagram, em que tem 272 mil seguidores, levando seu testemunho e mostrando que há vida após o diagnóstico de soropositivo.

Vamos mudar de palestra, para cavalo?



A Cavalgada de Benedito iniciou no início da tarde de sábado, no Parque Maratá com muito churrasco e confraternização dos amantes de cavalos e vaquejada, podemos destacar as caravanas que estiveram presentes e bem volumosas organizadas, como a de Raimundo Louro (destaque para a presença de alguns políticos, de mandato e sem mandato, nesta caravana) e de Janduy Freitas que embelezaram ainda mais o evento, as tropas deixaram o Parque as 17:00 horas, e percorreram ruas de Trizidela do Vale e Pedreiras, com o padroeiro pedreirense bem a diante, em direção ao Anfiteatro Dom Jacinto Brito, na chegada dos Cavaleiros e Amazonas a recepção ficou por conta de Rony Alberto e Banda, que abriu a festa para as milhares de pessoas e logo após para encerrar as festividades de Benedito subiu ao palco a banda Muleque Doido, que tocou muito forró de vaquejada e animou a festa até a madrugada.

Se evento na mesma rua e horário de outro evento, da certo?
É claro.



Na mesma rua e horário dava-se início à mais um evento da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo, em nome de sua Presidente a incansável Francinete Santos Braga, o concurso para a escolha da Música do Centenário da cidade de Pedreiras, evento que tem como principal objetivo valorizar os pedreirenses e a forma individual de cada um fazer cultura, o evento foi um sucesso tanto de público quanto de apresentações, que contou com uma banda formada por músicos experientes, com participações de artistas de outras cidades na banda base que acompanhou os cantores, que interpretaram as composições que homenageava a nossa Princesa do Mearim.

Neto Kawakus e Edivaldo Santos entram para a história de Pedreiras ao vencerem o Festival da Música do Centenário como intérprete e compositor, respectivamente, com a música “Centenário da Princesa”, em evento realizado no último sábado (30/11), no Bar do Índio, pela Prefeitura de Pedreiras por meio da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP).
“Centenário da Princesa”, foi escolhida como a trilha sonora dos 100 anos de Pedreiras. Em segunda colocação ficou a música “Relicário”, de Wescley Brito, com a interpretação de Garrincha; a terceira foi “Te amo Pedreiras”, de Dark Sousa, com interpretação da autora e do cantor Zequinha Ribeiro.
Imagens e Trecho em negrito retirado do Blog do município, saiba mais em: https://pedreirasoficial.blogspot.com/2019/12/festival-do-centenario-neto-kawakus-e.html

FOTOS: DJ ALYSSON – DIGITAL STÚDIO

No domingo dia 01/12 o dia já amanheceu com cara de samba na cidade de Pedreiras, todos já esperavam ansiosos para que desse início à 9° edição municipal do Dia do Samba, e mais uma vez a travessa Miguel Atta ficou tomada pela alegria de uma multidão apaixonada pelo samba, pagode, partido alto entre outras músicas e ritmos que foram apresentados pelos excepcionais músicos que vieram de várias partes para a apresentação na terra de João.

Vieram músicos de São Luis Gonzaga, Bacabal, Caxias, São Luis, Trizidela do Vale, Poção de Pedras e até mesmo de Teresina-PI, mais um sucesso de público e de qualidade musical, mostrando que Pedreiras tem não só uma, mas várias veias culturais que pulsam cultura e a personalidade do nosso povo.
Parabéns a equipe do Dia do Samba em nome de Cajueiro, Carlinhos, Pachequinho e Nezilda, show de organização, mais um evento de sucesso, e que venha o “Samba Nota 10”, na décima edição do Dia do Samba em Pedreiras-MA.
Claro que o Estúdio Resenha ia estar presente em um dos eventos, e nós transmitimos AO VIVO o Dia do Samba, quer curtir?
Click aqui.

O que fica de análise dos eventos, é que todos tiveram o apoio da Prefeitura Municipal de Pedreiras, através da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo, que mostra a valorização dos artista e da cultura da nossa cidade.

Fonte: Estúdio S


Nenhum comentário:

Postar um comentário