quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

SERÁ DIA 21 DE FEVEREIRO EM PEDREIRAS: GRANDE ENCONTRO DISCUTIRÁ SITUAÇÃO DA BARRAGEM DO FLORES

FOTO DESTAQUE
         O abandono da Barragem do Flores despertou um movimento em prol da sua conservação.  Autoridades se dirigiram essa semana para a cidade de Joselândia onde está localizada a mesma, para constatar in loco sua situação. Entre os presentes estavam o prefeito da cidade Wabner Feitosa (Biné) o prefeito de Pedreiras Antônio França entre outros. 
  Tal mobilização surtiu efeito e  acontecerá um grande encontro dia 21 de fevereiro de 2019 em Pedreiras, que reunirá outras autoridades, que discutirão a problemática da referida barragem. Veja as imagens do encontro aqui no Blog do Maxs Ramom!
  A Barragem do Rio Flores é uma barragem localizada na cidade de Joselândia, a 276 km de São Luís, no Maranhão, com capacidade para 1 bilhão e 400 milhões de metros cúbicos d'água. O rio Flores é um dos principais afluentes do rio Mearim.
O rio Mearim tem mais de 900 km na sua extensão e banha diversos municípios na região do Médio-Mearim, a exemplo de Pedreiras, Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga, Bacabal, Arari e demais localizados naquela região.
O rio Flores banha os municípios de Fernando Falcão, Tuntum, Barra do Corda, Joselândia, São José dos Basílios e Santo Antônio dos Lopes.
  Sua construção foi iniciada em 1983 e concluída em 1987, com o objetivo de fazer o controle de enchentes da bacia do Mearim; a melhoria da navegabilidade; aproveitamento de água para agricultura irrigada; e aproveitamento energético.
Na época, a proposta também previa a construção de outras barragens ao longo do curso do rio Mearim e de seus principais afluentes – Grajaú, Corda e Flores. 
  A barragem, no entanto, vem convivendo, ao longo dos anos, com a falta de manutenção, maquinário sucateado e o risco de inundação, carecendo de novos investimentos.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário